PROVEDOR DO
BOLSEIRO DE INVESTIGAÇÃO

O Provedor do Bolseiro de Investigação

O Provedor
Prof. José J.G. Moura

Biografia de Professor JOSÉ J. G. MOURA,
Provedor do Bolseiro de Investigação

José J.G. Moura nasceu a 15 de maio de 1951 no Montijo.

É Professor Catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), Responsável de Investigação do Laboratório de Química Bioinorgânica do DQ/UCIBIO/REQUIMTE e Diretor da Biblioteca do Campus de Caparica desde 1996, onde coordena projetos artísticos, culturais e científicos.

Licenciou-se em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico em 1974 e, em 1979, obteve o Doutoramento em Química (Química Bioinorgânica) pela FCT NOVA.

Desenvolveu carreira no Ensino nos Estados Unidos, primeiro como Investigador Convidado da Universidade de Minnesota e, posteriormente, como Professor Convidado da Universidade de Georgia.

Foi na FCT NOVA que consolidou a profissão e conciliou o Ensino com a Investigação. José Moura é desde 1994 docente desta instituição e foi responsável pela coordenação da orientação pedagógica e científica da área de Química. Foi também Presidente do Departamento de Química e Presidente do Conselho Científico da FCT NOVA.

Foi membro de comissões de avaliação científica a nível internacional, designadamente do painel de Química do “NATO Programa - Supramolecular Química”; do programa “Human Capital & Mobility” da Comissão Europeia; do painel “Engineering-Structural Biology”, entre outros. Integrou ainda o Comité Técnico do COST (Cooperação Europeia no domínio da Investigação Científica e Técnica) e foi delegado português para o programa INTAS - International Association e ações COST, e colaborou com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia para a avaliação de projetos científicos.

De 2005 a 2008 integrou o Conselho de Cientistas da Society of Biological Inorganic Chemistry (SBIC). De 2010 a 2013 foi eleito Presidente desta Sociedade científica. É, desde 2006, membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

À sua experiência profissional adiciona a participação em diversos Conselhos Editoriais.

Na sua atividade de investigação conta com mais de 400 artigos publicados (ISI Web of Knowledge), (fator H=57) e uma larga experiência na área da pós-graduação, tendo orientado 30 estudantes de doutoramento.

A investigação que desenvolve foca-se nas áreas da Química Bioinorgânica, Biofísica, Biocatálise, Biocorrosão, Bioconversão de Energia, Ciclo de Elementos Inorgânicos (H, S, N); Papel de iões metálicos em Sistemas Biológicos (ferro hémico and não-hémico, molibdénio (tungsténio), níquel, cobre, vanádio e cobalto); Sistemas inorgânicos como modelos para biocatálise; Espectroscopias (RMN, RPE, Mössbauer); Bioelectroquímica e Reconhecimento Molecular.

Em 2004, José Moura recebeu o “Prémio Estímulo à Excelência”, atribuído pelo então Ministério da Ciência e Ensino Superior (MCES) para atividades de investigação e divulgação científica.

Recentemente foi nomeado Chairperson da competição EUSO 2019 (European Union Science Olympiads) e convidado a pertencer ao “Scholarly Communication Core group” of UNICA (Network of Universities from the Capitals of Europe).

+info:
http://sites.fct.unl.pt/biologicalchemistryatfctunl
http://docentes.fct.unl.pt/jjgm
D6426-2013
0000-0002-4726-2388

Antigos Provedores do Bolseiro de Investigação

Prof. Arsélio Pato de Carvalho (2012 a 2016)